sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vestuário: Thrash Metal Europeu e Black Metal

    Dentre as incontáveis bandas surgidas durante a NWOBHM, uma obteve um certo destaque, justamente por apresentar uma sonoridade e sustentar uma imagem bem peculiar e diferente das demais. Vale frisar que se destacar naqueles dias era uma árdua missão, já que surgiram milhares de bandas nessa época. E devido a estes fatores, a banda em questão, o Venom, acabou se afastando gradativamente da sombra da NWOBHM.
    Desde de sua fundação, o objetivo do Venom era se diferenciar dos seus pares, o que não se limitou a sonoridade da banda, e teve também impacto na forma de vestir de seus integrantes. Cronos, Mantas e Abbadon não partilhavam muito do típico figurino da época, exceto pelas justas calças de couro, e investiram em roupas que remetiam a sadomasoquismo e rituais de tortura, com certa influência medieval, o que vinha a reforçar o conteúdos das letras de suas músicas.

Venom no início dos anos 1980: nenhuma semelhança com as outras bandas da época.

    O segundo álbum do Venom, Black Metal, é considerado por muitos como o marco inicial de um novo estilo, homônimo, dentro do Heavy Metal. A influência do Venom se espalhou pelo resto do globo, dando origem à algumas bandas que englobam o que às vezes é considerada uma primeira fase do Black Metal. Bandas como NME, Bulldozer e Hellhammer/Celtic Frost são os principais grupos com marcante influência do Venom, em termos musicais e de vestuário. Muitas dessas bandas partilhavam o fato de serem bastante influenciadas pelo Motörhead, em todos os sentidos. O Motörhead é creditado também como responsável por incluir os cintos de bala (bullet belts) como parte do figurino, o que rapidamente se popularizou entre as bandas do Black Metal nascente.

Integrantes do Hellhammer no início de carreira: uma das bandas precurssoras do Black Metal.
  
  Nesse meio-tempo, algumas bandas despontavam na Alemanha, bastante influenciadas por esses precursores do Black Metal, entre as quais, notadamente estavam Sodom, Kreator e Destruction. Tanto de um ponto de vista musical, quanto no aspecto do figurino, estas bandas tiveram início com base no Black Metal, sendo que alguns anos depois se consolidariam no meio do Thrash Metal, a exemplo do Slayer. Conforme mais bandas surgiam nesse cenário, foram moldando um estilo próprio de Thrash Metal, o Thrash Metal europeu, ou devido a maioria das bandas ter origem alemã, ficou também comumente chamado de Thrash Metal alemão, que difere também na forma de se vestir, quando comparado à versão americana. Entretanto, vale lembrar algumas bandas importantes de outras nacionalidades européias, como o Artillery (Dinamarca), Onslaught (Inglaterra) e o Coroner (Suíça).

Capa do EP Sentence of Death, lançado pelo Destruction em 1984: muito couro, metal e cintos de bala.

    Com o passar do tempo, o Black Metal foi se propagando e atingindo outros países, sendo que ao fim da década de 1980, deu origem a uma vertente conhecida como Norwegian Black Metal, ou seja, o Black Metal norueguês, cujo vestuário em muito difere daquele inicialmente proposto pelo Venom e seus contemporâneos.
    As roupas vistas no Black Metal passaram por uma grande transformação ao longo dos anos. Bandas como W.A.S.P. e Mötley Crüe foram grandes inflûencias ao Black Metal, do ponto de vista do vestuário, com roupas bastante extravagantes e confeccionadas basicamente de couro. Outra banda de grande importância em relação à forma de se vestir no Black Metal foi o Manowar. O Manowar tem suas vestimentas com base em vestes de guerreiros de tempos antigos, com especial ênfase no personagem Conan (do filme Conan, o Bárbaro, de 1982). Com o grande apelo dos músicos de Black Metal à temáticas relacionadas à guerra, as roupas apresentadas pelo Manowar, que também foi uma das bandas pioneiras a tratar desta temática, foram grande influência para as bandas do metal negro.

Shagrath, lider da banda norueguesa Dimmu Borgir: trajes que remetem à guerra.
    Mas talvez o fator mais impactante no vestuário das bandas norueguesas tenha sido o corpse paint. A questão do corpse paint, bem como parte do vestuário geral do Black Metal da Noruega, que influenciou as bandas dos demais países escandinavos, remete em parte ao Shock Rock de Alice Cooper. A maquiagem de Alice Cooper pode ser vista como uma espécie de protótipo do corpse paint. No caso de Alice Cooper, se tratava apenas de um contorno escuro ao redor dos olhos, com o objetivo de dar um aspecto cadavérico ao personagem por ele representado nos palcos. Na primeira metade da década de 1980, algumas bandas se usaram desse recurso como o Slayer, Destruction e Hellhammer, bandas com sonoridade diretamente influenciada pelo Venom, mas também outras como W.A.S.P. e Mötley Crüe, mas ainda assim de uma forma bastante modesta comparado ao que estava por vir. A primeira forma de um corpse paint "efetivo" se deve ao vocalista do Mercyful Fate, o dinamarquês King Diamond. Este artista, que contribui também com muito da questão teatral envolvida nos shows de Black Metal, a exemplo de Alice Cooper, usava uma forte maquiagem, a qual o tornava irreconhecível durante as apresentações, sendo essa maquiagem apenas nas cores preta e branca, deixando evidente também certa influência do KISS. Com a consolidação do Black Metal na Noruega, o corpse paint se tornou também uma forma de diferenciação entre os diversos músicos, sendo que cada um adotava uma pintura característica.

Dead, primeiro vocalista do Mayhem: considerado o pioneiro do corpse paint entre as bandas do Black Metal norueguês
Abbath Doom Occulta: vocalista e guitarrista do Immortal, onde se observa o corpse paint marcante.
Integrantes do Dark Funeral e os seus corpse paint característico.

    A partir dessa época e até os dias de hoje, por mais que tenham surgido novos sub-gêneros dentro da música pesada, nenhum deles apresentou diferenças substânciais do ponto de vista do vestuário, sendo que o Black Metal marca a última grande transformação na forma de se vestir entre os headbangers, e com isso se encerra a evolução do vestuário dentro do Heavy Metal.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário