terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Intersecção Hard Rock / Heavy Metal (Parte I)


     Uma análise que trouxesse toda e qualquer contribuição mútua entre o Hard Rock e Heavy Metal seria, em termos práticos, uma tarefa impossível, devido à "infinidade" de casos nos quais se observa uma confluência desses dois gêneros. Assim, o texto a seguir se baseia em uma abordagem que foca em bandas e eventos pontuais que foram os mais expressivos ao longo da história envolvendo esses dois estilos. E, cronologicamente falando, a união entre eles se deu tão logo quando “nasceram”.
     O fim da década de 1960 e início dos anos 1970 talvez tenha sido o período mais frutífero da história do Rock, no qual pode se observar mudanças drásticas e permanentes em todos os seus aspectos. Nesta época o Rock ganhava definitivamente o status de "música de arena", ou seja, muitas bandas se consagraram, além de seus trabalhos em estúdio, também por memoráveis apresentações ao vivo, e prova disso foi o antológico festival de Woodstock, que recebeu por volta de 500 mil pessoas, e trouxe alguns dos grupos e artistas que entrariam no Olimpo do Rock'n'Roll e seriam muito influentes no surgimento e consolidação das vertentes que estavam por vir, entre eles Grateful Dead, Mountain, The Who, Janis Joplin e Jimi Hendrix.

Poster de divulgação do festival de Woodstock: primeiro grande festival de Rock e que teve apresentações de vários precursores do Heavy Metal e Hard Rock.

     Foi durante esse período que se deram os surgimentos do Hard Rock e do Heavy Metal. Todavia, num primeiro momento não apresentavam diferenças consideráveis a ponto de permitir uma distinção bem estabelecida entre eles, fato esse devido principalmente às influências e a sonoridade que eram de certa forma compartilhados pelos nascentes grupos de ambas as vertentes nessa época. Durante esse período se viu surgir também o Rock progressivo, liderado por nomes como Jethro Tull, Yes, King Crimson, Rush, e muitas outras.
    Ao fim dos anos 1960, teve surgimento um dos grupos mais influentes e considerados um dos melhores times de músicos de toda a história do Rock, o Cream, um dos maiores precursores do Hard Rock e que trazia Ginger Baker, Jack Bruce, e o mais renomado, Eric Clapton. Contemporâneos ao Cream foram os integrantes do Yardbirds, banda que além do próprio Eric Clapton, contou também com músicos do calibre de Jeff Beck e Jimmy Page, e que serviria de base para a formação do Led Zeppelin pouco tempo depois. E é de conhecimento geral que o Led Zepellin leva crédito, além de sua contribuição para a consolidação do Hard Rock, também pelo surgimento do Heavy Metal.

Cream em 1967: tido por muitos como os pais do Hard Rock.

     Nessa época surgiu também o Deep Purple, que foi outra banda que conseguiu se equilibrar na linha que dividia o Heavy Metal e o Hard Rock nos primeiros anos da década de 1970. A primeira formação do Deep Purple, responsável pela gravação dos três primeiros álbuns (Shades of Deep Purple (1968), The Book of Taliesyn (1968) e Deep Purple (1969)) pouco fez em relação a alguma alteração efetiva no panorama musical da época. Entretanto no fim de 1969 a banda recrutou Ian Gillan e Roger Glover de uma banda de pop conhecida por Episode Six e o que se sucedeu foram as gravações de dois dos maiores clássicos da história do Hard Rock e Heavy Metal, com In Rock (1970) e Machine Head (1972), além do ao vivo Made in Japan (1972). Nesses álbuns se observa músicas com bastante dos elementos característicos do Heavy Metal, como em "Speed King", "Bloodsucker" (In Rock), "Highway Star" e "Space Truckin'" (Machine Head), e outras significativamente voltadas ao Hard Rock, como "Child in Time" (In Rock), "Smoke On The Water" e "Never Before" (Machine Head).
     Até mesmo o Black Sabbath, considerada a banda mais "metálica" desse período, trouxe composições com base no Hard Rock, e por vezes chegou a ser classificada como tal. Essa veia mais Hard Rock é bem marcante em faixas como "Evil Woman, Don't Play Your Games With Me" (Black Sabbath, 1970, um cover do Crow, de 1969), "Solitude" (Master of Reality, 1971), e "Changes" (Vol. 4, 1972).
     Conforme a década de 1970 chegava a sua metade, o Hard Rock e o Heavy Metal tinham suas formas moldadas e começavam a se distanciar um em relação ao outro. Com a saída de Roger Glover e Ian Gillan do Deep Purple, em 1973, dando lugar a David Coverdale e Glenn Hughes, o Deep Purple acabou por se tornar uma banda predominantemente de Hard Rock, diluindo o Heavy Metal ao longo dos discos gravados nesse período. O mesmo aconteceu com o Led Zeppelin. Devido principalmente à fidelidade do Black Sabbath à sonoridade praticada desde o início de sua carreira, se mantiveram perante a maior parte dos críticos como uma banda de Heavy Metal. Alguns anos depois, em 1976, se deu a saída de David Coverdale do Deep Purple e pouco tempo depois a fundação de um dos grupos mais emblemáticos do Hard Rock, o Whitesnake, ainda com bastante influência do Deep Purple em seus primeiros anos, tanto que chegou a contar com Ian Paice e Jon Lord, baterista e tecladista do Deep Purple, em sua formação até os primeiros anos da década de 1980.

Capa do álbum Ready An' Willing (1980), com Jon Lord e Ian Paice: influência do Deep Purple até na arte da capa, com os rostos dos músicos.

     De 1976 em diante, a partir da gravação de Sad Wings of Destiny, o Judas Priest começou a divulgar um Heavy Metal que, apesar de bem calcado no Black Sabbath, trazia alguns elementos melódicos característicos do Hard Rock da época, e acabou se tornando uma das mais influentes bandas em relação ao surgimento da NWOBHM. Assim, as bandas englobadas na NWOBHM têm, mesmo que de forma mais indireta, uma certa fração de Hard Rock, que variou de acordo com cada uma das bandas desse período, mas vale lembrar que a maioria delas tinham Deep Purple e Led Zeppelin como influência, além de típicos grupos de Hard Rock, como Uriah Heep, Bad Company, Grand Funk Railroad, etc.
     Na segunda metade dos anos 1970 surgiu nos EUA uma das bandas mais importantes e influentes do Hard Rock, o Van Halen. Eddie Van Halen e seu irmão, Alex, que se mudaram ainda crianças da Holanda para os EUA, sempre estiveram envolvidos com música, uma vez que essa era a profissão do pai deles. Após um período de testes até atingirem uma formação estável e começarem a se apresentar em bares e clubes na região de Los Angeles, foram apadrinhados por Gene Simmons, um dos líderes do KISS, conseguindo um contrato para a gravação do 1º álbum, intitulado Van Halen. E foi esse disco que colocou o Van Halen na história do Rock, e em particular seu guitarrista, Eddie Van Halen, como um dos mais imponentes mestres da guitarra, devido principalmente ao solo "Eruption" (Van Halen, 1978). Apesar de ser uma banda de Hard Rock, o Van Halen apresentava algumas características do Heavy Metal, e por sua vez, muitas bandas de Heavy Metal vieram a ser por eles influenciadas, ou seja, uma grande parte das bandas de Heavy Metal acabou por trazer parte do Hard Rock. A influência de Eddie foi tão grande que este passou a ser consultado pelas empresas de instrumentos musicais, que pretendiam criar guitarras de acordo com as suas exigências. Hoje o Van Halen, e consequentemente Eddie, é uma unanimidade entre os amantes do Rock e músicos, principalmente os guitarristas, das mais variadas vertentes do Rock.

Van Halen em 1981: uma das maiores influências da história do Rock, em particular para o Hard Rock e o Heavy Metal
     
     Chegando ao fim da década de 1970, teve início a NWOBHM. Com o estabelecimento desse movimento, uma das bandas a atingir maior sucesso foi o Def Leppard, cujo primeiro álbum, On Through the Night (1980) é considerado por alguns como um álbum de Heavy Metal. Entretanto, seus integrantes estavam obstinados a atingirem um reconhecimento a nível mundial, e optaram por cruzar a barreira que dividia o Heavy Metal do Hard Rock. Para isso contrataram o produtor Robert John "Mutt" Lange, que produziu, entre outros, os clássicos absolutos do AC/DC: Highway to Hell (1979) e Back in Black (1980). E com isso se deu a gravação do álbum High'n'Dry (1981), que definitivamente colocou o grupo fora dos trilhos do Heavy Metal e levou o grupo aos EUA, com a balada "Bringin' On a Heartbreak". E como sucessão natural veio Pyromania (1983), com "Photograph" sendo a faixa mais expressiva em termos comerciais.

Def Leppard em 1980: apesar do início baseado no Heavy Metal da época, encontrariam sua identidade ao combiná-lo ao Hard Rock.
     Assim como se sabe hoje, a junção entre Heavy Metal e Hard Rock ainda teria muito o que apresentar, bem como também mostrou representantes em outros países, alguns deles imortalizados na história do Rock, o que será abordado nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário