segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vestuário: NWOBHM e Thrash Metal norte-americano

    Com a virada da dácada de 1970 para 1980 vieram também algumas alterações na forma de se vestir entre os envolvidos com o Heavy Metal, mesmo que as vestimentas fossem ainda bastante influenciadas por àquelas utilizadas inicialmente pelos progenitores do estilo. As mudanças se tornaram mais claras com o surgimento do primeiro grande movimento do Heavy Metal, conhecido como New Wave Of British Heavy Metal, ou simplesmente NWOBHM, que pode ser traduzido como "Nova Onda do Heavy Metal Britânico".
    A primeira mudança que se observa com o aparecimento das bandas da NWOBHM é, em termos práticos, a abolição dos resquícios das vestes dos anos 60, como as calças boca-de-sino, camisas, etc. Nesta época começa a surgir o que seria o visual que perdura até hoje entre os headbangers, e que foi em muito influenciado por Judas Priest e Motörhead.
    A influência do Motorhead, ou mais precisamente de seu líder, Lemmy Kilmister, se faz aparente nas calças justas, como dito na postagem anterior, e que são uma constante até os dias de hoje. As incontáveis bandas que nasceram nesse período fizeram uso extensivo destas peças, sendo que as mais utilizados foram sem dúvida as calças de couro e jeans.

Contra-capa do LP "Blood Sports" do Avenger (1985): as calças justas foram uma das tônicas da NWOBHM.

    Já o Judas Priest foi o maior responsável pela inserção das jaquetas de couro ao visual tipico do Heavy Metal, que eram também comuns entre motociclistas, e o que se viu dali em diante foi uma "enxurrada" de bandas as quais os integrantes se apresentavam com essas vestes. Vale lembrar que as jaquetas de couro eram algo comum na Inglaterra à época, por se tratar de um país com o clima muito frio, o que faz com que essas jaquetas sejam ótimas opções para enfrentar os rigorosos invernos.

Tank no início dos anos 1980: uma das bandas que aderiu às jaquetas de couro.

    Essas mudanças no visual do Heavy Metal foram tão profundas e tão prontamente aceitas e difundidas que são facilmente vistas até hoje. As calças jeans e as jaquetas de couro se tornaram tão comuns entre as bandas e os fãs da época que em 1981 o Saxon lançou um álbum entitulado "Denim and Leather", à respeito dos tecidos empregados na confecção das roupas.

Denim and Leather, álbum lançado pelo Saxon 1981: uma ode às roupas usadas pelos headbangers.

    Alguns poucos anos depois, a NWOBHM atravessou o Atlântico, chegando aos EUA, e principalmente à Califôrnia, o que seria a base para a criação de um novo estilo dentro do Heavy Metal, ainda mais pesado e agressivo, o Thrash Metal. Não só a música, mas também o visual das bandas da NWOBHM fizeram a cabeça de alguns jovens californianos, que trocavam material e opiniões em alguns zines na época, já que o Heavy Metal ainda era algo embrionário na América, e atráves deles se formaram as primeiras bandas de Thrash Metal na costa oeste americana, como o Metallica, Slayer, Exodus e Dark Angel. Ainda que muito do vestuário do Thrash Metal da costa oeste tenha vindo do Heavy Metal britânico, este sub-gênero foi por sua vez responsável pela inclusão dos tênis de cano alto ao visual dos headbangers da época. Entretanto, deve ser mencionado que estes calçados eram bastante populares nos EUA nessa época, ou seja, não eram uma exclusividade dos fãs de Heavy Metal. Em outras palavras, o que os integrantes do Thrash Metal fizeram não foi algo como Lemmy ou Rob Halford, que como que intencionalmente criaram ou trouxeram algo de certa forma inédito, mas sim imortalizaram os tênis de cano alto como uma marca do Thrash Metal, sendo que mesmo após deixarem de ser tão comuns entre a maioria das pessoas, os thrashers continuaram a usá-los, como se pode observar ate hoje.

Exodus em 1985: todos os integrantes com os eternos tênis de cano alto.

    Mas talvez a maior contribuição desta vertente da música pesada, em termos de vestuário, tenha sido os coletes ou jaquetas com patches e bottoms. Esta peça, que se tornou bastante comum a partir da segunda metade da década de 1980, com a consolidação do Thrash Metal, pode ser encarada como uma forma de homenagem às bandas por parte dos fãs e também torna visível as bandas por ele admiradas.

Colete com patches: vestimenta introduzida pelo Thrash Metal.

   Quase que simultaneamente ao Thrash Metal californiano, que ficou conhecido também como San Francisco Bay Area Thrash Metal, ou seja, Thrash Metal da área da baía de São Francisco, exceto pelo Slayer, que é proveniente de Los Angeles, surgiram bandas de Thrash Metal na costa leste, com destaque para a região de Nova Iorque, onde estava surgindo nessa época um forte movimento influenciado pelo Punk britânico do fim da década anterior, que culminou no que foi batizado como Hardcore. Devido a esse fato, as bandas de Thrash Metal dessa e algumas outras áreas foram fortemente influenciadas por esse estilo nascente, que se espalhou rapidamente por todo o país. E o que se observa são diferenças significativas na forma de se vestir dos thrashers conforme a maior influência de um estilo ou outro, ainda que todos sobre a alcunha do Thrash Metal.
    As bandas de NY, como Anthrax, Nuclear Assault e outras como o The Accüsed e o Excel, claramente divergem do estereótipo Thrash Metal das bandas da Bay Area. Seus integrantes aparentam ter uma certa displicência ao se vestir, que ficou bem aparente com o passar do tempo, usando bonés, bermudas e camisetas de outras cores que não pretas etc., o que remete ao Hardcore, que não propõe um estilo de se vestir propriamente dito.

Integrantes do Excel na década de 1980: com certeza não partilhavam do visual típico do Thrash Metal.

    A NWOBHM foi a base para o surgimento do Thrash Metal nos EUA, sendo a sua influência percebida tanto músicas quanto na forma de se vestir. Entretanto, esse movimento foi responsável também pelo nascimento do Black Metal e a variante européia do Thrash Metal, com seus próprios dress codes, mas isso fica pra próxima postagem.

Um comentário:

  1. ótima matéria! Até lembrei do meu primeiro tênis cano alto branco, que usava com tudo: calça, shorts, saia! Que saudade! bjs.

    ResponderExcluir