sábado, 28 de janeiro de 2012

Vestuário: dos primórdios ao fim dos anos 1970

Black Sabbath nos anos 70. Essa foto deixa clara a opção dos músicos pelos trajes escuros.
 
    Um dos aspectos mais visualmente marcantes do Heavy Metal é o vestuário, que é praticamente exclusivo daqueles que seguem esse estilo. As vestimentas utilizadas pelos seguidores do Heavy Metal são parte de algo que costumeiramente ocorre em vários outros grupos que compartilham determinados valores culturais, que se baseia no fato de poder ser prontamente identificado como parte do grupo do qual fazem parte.
    O aspecto mais marcante das vestimentas utilizadas no Heavy Metal é com certeza o uso exaustivo de roupas pretas, que se deve principalmente ao Black Sabbath. Ainda que o surgimento do Heavy Metal seja às vezes dado como uma obra cujo nascimento deveria ser também creditado ao Led Zeppelin e Deep Purple, estas duas bandas sempre estiveram mais ligadas ao que viria a ser o Hard Rock, e devido ao conteúdo de suas letras e melodias, nunca se fez necessário que seus integrantes investissem nesse tipo de visual. Entretanto, o Black Sabbath surgiu como uma banda determinada a revolucionar as abordagens das temáticas empregadas nas composições, trazendo um clima soturno e obscuro à sua música, o que foi também extrapolado às apresentações ao vivo. E levando isso em consideração, nada mais plausível e coerente do que se vestir de preto. Mas vale frisar que ainda que fizessem uma certa propaganda, o Black Sabbath nunca foi refém deste figurino, principalmente nos seus primeiros anos. Como se observa, na capa do Sabotage (1975) e em vídeos da banda na fase Ozzy, o vestuário da banda mostra claras referências à maneira de se vestir do fim dos anos 60, e que perdurou até meados da década de 1970, como botas de salto alto, camisas coloridas e calças boca-de-sino. Mas mesmo levando isso em conta, o Black Sabbath é uma das bandas pioneiras em usar o preto como parte de seu figurino a fim de enfatizar as mensagens trazidas em suas composições.

Arte do álbum Sabotage do Black Sabbath: nem tudo é tão negro assim.
 

Led Zeppelin em 1979: as roupas deles com certeza não inspiram nada obscuro.

Deep Purple no início dos anos 1970, formação conhecida como MK2. Assim como a foto do Led Zeppelin acima, esse visual não corroboraria uma banda com temática soturna e macabra como o Black Sabbath.

        O Black Sabbath é também responsável pela introdução das cruzes como parte do vestuário no mundo da música. O primeiro álbum, Black Sabbath, de 1970, trazia uma cruz invertida no encarte do LP, mesmo que os seus integrantes ainda não tivessem conhecimento do seu significado, isso por que toda a produção do álbum, tanto das músicas, quanto da arte, não foi acompanhada pela banda. Pouco tempo depois Ozzy apareceu em um dos ensaios da banda com uma cruz de metal feita pelo seu pai, que fez tanto sucesso entre os seus companheiros de banda, que o seu pai teve que fazer mais três delas. Desde então as cruzes são uma marca registrada do Black Sabbath, seja em pingentes, capas de discos, camisetas, etc, sendo também divulgadas por bandas e artistas dos mais diversos sub-gêneros da música pesada.

A obsessão do Black Sabbath pelas cruzes: cruz de 2,5m de altura presente no palco durante a turnê de divulgação do álbum Mob Rules (1981).

     Além do Black Sabbath, outro artista que teve grande importância na difusão dos trajes negros no Heavy Metal, ainda que não faça parte do Heavy Metal propriamente dito, foi, sem dúvida Alice Copper, cuja influência no Heavy Metal não se limitou apenas as roupas, mas também no ponto de vista musical e das apresentações ao vivo. Com uma temática semelhante em certos aspectos àquela apresentada pelo Black Sabbath, Alice Cooper ficou conhecido por dar origem as apresentações teatrais, às quais normalmente abordavam temos como morte, suícídio e necrofilia, e pela mesma razão que o Black Sabbath, fez também uso exaustivo de roupas pretas. 

Alice Cooper no início dos anos 1970: um dos artistas responsáveis pela difusão das roupas pretas na música pesada.


    As duas bandas citadas acima foram as principais influências devido ao uso das roupas pretas e o seu significado para a música pesada, sendo um primeiro passo na consolidação de uma vestimenta característica do Heavy Metal. Porém, outro elemento marcante do vestuário metálico é o couro, e ele se deve ao monstro sagrado Judas Priest, principalmente a Rob Halford, o que é evidente na faixa "Hell Bent For Leather", do álbum Killing Machine (1978) (Este álbum foi lançado com o título de Hell Bent For Leather nos EUA. Entretanto, a banda se refere a ele como Killing Machine, o título dado para o lançamento no mercado europeu).
    Rob Halford, vulgo Metal God, foi um dos responsáveis pela difusão de roupas de couro no Heavy Metal, o que se deu da segunda metade da década de 1970 em diante, e que pode ser observado até os dias de hoje nos mais diversos sub-gêneros do metal. Segundo o próprio Halford, ele trouxe esse visual de bares gays que frequentava nessa época. Vale salientar que apesar de hoje fazer claro sentido a origem dessas roupas, que o eterno frontman do Judas Priest trouxe junto com chicotes, "caps" e etc, a esmagadora maioria das pessoas só teve conhecimento disso, quando em 1998 Halford foi à MTV a fim de assumir sua sexualidade. 

Rob Halford em 1983: nesta foto vê-se a ênfase dada por ele nos trajes de couro.
 
    Já outra peça que é bastante evidente entre os headbangers são as calças justas. o que é creditado ao líder do Motörhead, Lemmy Kilmister. Reza a lenda que Lemmy importou esse visual dos artistas Country norte-americanos. Como o Country foi um estilo criado basicamente por pessoas associadas ao trabalho com animais de montaria, e é costume entre esses profissionais se vestirem com calças bem justas, a fim de facilitar o seu trabalho, esse visual chegou também aos palcos. E foi essa a inspiração para o visual de Lemmy, sendo que a influência Country é facilmente notada nessa lenda viva do Rock'n'Roll, já que sempre se apresenta com um chapéu e botas de cowboy. Devido a enorme influência do Motörhead para o Heavy Metal, influência essa que não se faz presente apenas do ponto de vista musical, mas também no aspecto visual, as calças justas são presentes até hoje, como pode ser observado tanto por parte dos fãs quanto em relação a inúmeras bandas de Heavy Metal desde então.

Lemmy Kilmister e seu inseparável visual Country: origem das calças justas no Heavy Metal.